-
- Atendimento
- (54) 3461-5348
-
- (54) 99631-0488
-
- Onde Estamos
- Carlos Barbosa ver mapa
Dicas
Reabilitação Oral: Implantes e Próteses
É pensando em qualidade de vida que a Odontologia não mede esforços para que cada paciente esteja
seguro e confiante para sorrir, falar e mastigar com conforto e saúde.
O Implante dentário surgiu como a alternativa mais segura e satisfatória para a recuperação de dentes perdidos, preservando a mastigação sem efeito negativo em relação aos outros dentes.
Por ser um processo cirúrgico, o tratamento pode envolver um ou mais cirurgiões dentistas, com a necessidade de pelo menos um profissional especializado na área de Próteses e Implantodontia.
Quando perdemos um dente, não afetamos somente nossa autoestima, mas também ocorre a perda da estabilidade da arcada dentária, interferências na mastigação e na fala e consequentemente problemas na articulação temporomandibular.
O processo de planejamento do Implante dentário requer exames prévios, como exames de sangue e de imagem, análise do histórico do paciente em relação a medicamentos de uso contínuo ou
outros problemas de saúde, como: doença cardíaca, pessoas com diabete sem tratamento, hipertensos e pessoas em tratamento de radioterapia.
Os Implantes não são recomendados aos adolescentes ainda em fase de formação da estrutura óssea.
Com uma estrutura feita, geralmente, de titânio - um material seguro e compatível com nosso organismo - o Implante substitui a raiz do dente, com um “pino” que se integra ao osso maxilar/mandibular e fornece o suporte necessário para a estabilidade do dente.
O tratamento divide-se em 3 etapas:
1 - A colocação do Implante: O pino é cirurgicamente posicionado no lugar da raiz do dente. Neste mesmo momento ou previamente a este procedimento, pode ser necessária a realização
de enxerto ósseo, caso o osso do paciente não tenha altura e/ou largura suficiente para suportar o implante.
2 - A cicatrização: Neste processo, ocorre a união da superfície do Implante com o osso, formando uma base sólida para a futura instalação do dente artificial. Pode levar de 21 dias a 6 meses, dependendo do tipo de implante utilizado, da necessidade ou não de enxerto ósseo e das características individuais de cada paciente.
3 - A prótese: O dente artificial é posicionado sobre o implante, restaurando a estética e a função.
As expectativas de duração dos Implantes são extremamentes animadoras, mas necessitam da colaboração do paciente em relação aos cuidados com a higiene bucal.
Um dos principais fatores que podem interferir na duração da manutenção dos Implantes é a doença das gengivas.
Para garantir uma boa durabilidade, o paciente deve manter a higienização adequada aliada a visitas regulares e preventivas ao dentista.