Viltallis - Saúde Integrada

    • Atendimento
    • (54) 3461-5348
    • WhatsApp
    • (54) 99631-0488

Dicas

Fonoaudiologia

Você sabe o que é disfonia?

Disfonia é qualquer dificuldade na reprodução vocal que interfira a emissão natural da voz. Seja cansaço, rouquidão, falta de volume e projeção ou perda de resistência, a disfonia pode caracterizar um problema secundário ou principal.

Existem algumas lesões orgânicas resultantes das disfonias funcionais, como nódulos, pólipos e edemas das pregas vocais.

Os nódulos podem resultar de fatores relacionados à personalidade, como ansiedade e agressividade, e do comportamento vocal inadequado: como o uso excessivo da voz. Para o tratamento dos nódulos, a indicação é a remoção cirúrgica.

Os pólipos são inflamações decorrentes de traumas em camadas mais profundas da lâmina própria da laringe, de aparência vascularizada.

As causas podem ser devido ao uso excessivo da voz, assim como alergias ou infecções agudas. O tratamento também é cirúrgico.

Já os edemas não precisam necessariamente de tratamento cirúrgico - exceto os casos de edemas volumosos - , mas sim de medicamentos e repouso vocal.

Os edemas nas cordas vocais estão diretamente relacionados ao uso abusivo da voz, mas também relacionado a pessoas expostas ao tabagismo.

As infecções diminuem a ressonância e alteram a função respiratória, modificando a emissão natural da voz. Também podem ocasionar pigarro e tosse, que por sua vez, danificam as pregas vocais.

Por último, falaremos da laringite crônica, que é o agravamento das irritações da laringe. Rouquidão, tosse, sensação de corpo estranho na garganta, aumento de secreção, pigarro e dor de garganta, são sintomas comuns da laringite.

O tratamento envolve eliminação dos fatores que provocam a irritação da laringe, além de bons hábitos de higiene vocal.